


Prevenção do suicídio
Dicas para saúde emocional e prevenção do suicídio
Nossa saúde depende de estarmos física e emocionalmente bem.
Cuidar dos nossos sentimentos é uma forma de nos mantermos bem. Não há sentimentos certos ou errados. Reconhecê-los e aceitá-los é um passo importante para nos conhecermos melhor e nos expressarmos melhor.
Diante de sentimentos muito intensos nosso pensamento fica prejudicado. Permita-se dar um tempo para pensar melhor antes de agir.
É normal sentir-se triste de vez em quando, mas se esse sentimento está demorando demais a passar, e trazendo dificuldades para o seu dia-a-dia, procure ajuda!
Falar sobre seus sentimentos, além de aliviar a angústia, pode ajudar a encontrar o suporte que você precisa.
Você pode encontrar ajuda no posto de saúde perto da sua casa, nos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS e em outros pontos de apoio em sua comunidade.
O Centro de Valorização da Vida - CVV oferece escuta gratuita, 24 horas, por telefone, chat e outros meios de comunicação. Ligue 188 quando precisar desse suporte ou acesse o site www.cvv.org.br.
Algumas vezes é difícil pedir ajuda. Se você está percebendo que alguém do seu convívio diário está passando por um momento difícil, ofereça ajuda. A sua empatia e acolhimento farão muita diferença na vida de quem está em sofrimento.
Beatriz Montenegro
CRP 01-8797